Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Governo quer mais equilíbrio na exploração de recursos florestais

Ministra da Terra e Ambiente defende o equilíbrio entre e a necessidade de gerar rendimentos e o compromisso com a sustentabilidade

A Ministra da Terra e Ambiente (MTA), Ivete Maibaze, exortou nesta sexta-feira (26), às empresas do sector privado, para a observância de práticas cada vez mais sustentáveis nas suas actividades de exploração florestal.

Falando na abertura de mais uma sessão de debates da proposta do Regulamento da Lei de Florestas, a ministra expressou preocupação com o crescimento “da pressão sobre os recursos florestais” e destacou o papel que o sector privado deve ter na exploração dos recursos que as florestas oferecem.

“Do sector privado, esperamos o vosso contributo na economia nacional, através da exploração sustentável dos recursos florestais, mantendo o equilíbrio entre e a necessidade de gerar rendimentos e o compromisso com a sustentabilidade do património florestal em benefício de todos os moçambicanos, incluindo as gerações vindouras” exortou.

De acordo com dados oficiais, Moçambique perde anualmente 267 mil hectares de florestas, em consequência de actos como a exploração ilegal para o comércio e produção de combustíveis lenhosos, queimadas descontroladas, bem como a expansão de áreas para a prática da agricultura itinerante.

Estas perdas, que representam 0,79 por cento da área florestal do país, o que em termos ambientais, acaba abrindo campo para a emissão de 40 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.

Compartilhar