Política
Governo promete acelerar reformas para dinamizar produção agrícola
A Primeira-Ministra, Maria Benvinda Levi, garantiu esta quarta-feira (10) que o Executivo vai intensificar as reformas destinadas a aumentar a produção e produtividade agrícola no país, dando forma à necessidade transformadora traçado para o presente ciclo de governação.
Falando nesta manhã durante a abertura da sessão de perguntas ao Governo na Assembleia da República, Levi destacou que uma das prioridades é acelerar a transferência de tecnologia para o sector, promover a partilha de experiências e reforçar boas práticas agrícolas, desde a sementeira e irrigação até à gestão e aproveitamento da água da chuva.
A dirigente sublinhou ainda a importância de uma maior participação do sector privado, comercial e familiar, na cadeia produtiva.
Segundo a Primeira-Ministra, as prioridades actuais assentam nas bases lançadas ao longo dos últimos anos, com a implementação de diferentes programas agrícolas, incluindo o SUSTENTA.“Estamos em crer que esta aposta do Governo em capitalizar as experiências do passado contribui para dinamizar a adição de valor da produção agrária e criar mais emprego e renda”, afirmou.
O Executivo pretende também reforçar a investigação agrária, expandir a rede de extensão rural e fortalecer os programas de gestão pós-colheita, além de aumentar o investimento na mecanização agrícola e no fomento pecuário.
Levi sublinhou que estas acções visam materializar o princípio inscrito na Constituição da República, segundo o qual a agricultura é a base do desenvolvimento nacional, defendendo que a modernização do sector será determinante para impulsionar a industrialização e o crescimento económico.
Compartilhar