Search
Close this search box.

Economia

Governo projecta crédito agrícola com juro zero
A iniciativa será a bandeira da nova abordagem governamental para o sector agrário, que terá como foco o projecto “Alimentar Moçambique“.
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) vai lançar novas linhas de financiamento agrícola com taxa de juro zero, como parte de uma estratégia para impulsionar a produção no país.
A medida deverá entrar em vigor a partir da próxima campanha agrícola (2025-2026) e foi anunciada na última sexta-feira (30), em Maputo, pelo ministro do pelouro, Roberto Miro Albino, durante a reunião que aprovou a nova tabela de comercialização do algodão.
A iniciativa integra a nova visão do MAAP, que pretende abandonar o modelo assistencialista do Estado para passar a criar condições estruturantes que favoreçam os operadores da cadeia de valor agrícola.
A implementação será feita em parceria com uma instituição bancária nacional e encontra-se actualmente na fase final de definição.
Sem avançar com detalhes da iniciativa, o ministro assegurou que há, para já, financiamento para cerca de 30 mil produtores agrícolas, com prioridade para projectos de aquisição de maquinaria e outros insumos essenciais para o aumento da produtividade.
A nova campanha agrícola será marcada pelo lançamento do projecto “Alimentar Moçambique”, previsto para o início do terceiro trimestre deste ano, e que deverá funcionar como âncora para dinamizar o sector agrícola em várias regiões do país.

Compartilhar