Biodiversidade
Governo procura soluções para travar desmatamento em Nampula
Estudos recentes indicam que a mais populosa província do país está a registar níveis acelerados de desmatamento e necessita de medidas urgentes para travar a tendência.
Uma equipa multissetorial, composta por técnicos ligados aos sectores florestal, Extensão, Agricultura e da Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental (AQUA) estão, desde o passado mês de Novembro, numa missão de monitoria e avaliação das causas da aceleração dos níveis de desmatamento na província de Nampula.
Integrada no âmbito do projecto MozNorte, a iniciativa, denominada “Monitoria Participativa do Desmatamento”, decorre em 16 distritos e conta com o envolvimento das comunidades locais.
De acordo com informações colhidas de fonte oficial do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), o objetivo da missão é “aprofundar o entendimento sobre os factores que contribuem para a perda das florestas até 2024”.
Análises realizadas entre 2017 e 2022 indicam que a Província de Nampula “apresenta uma tendência preocupante de redução da cobertura florestal”, o que revela necessidade urgente de soluções para conter a situação.
A monitoria em curso deverá terminar neste mês.
Compartilhar