Search
Close this search box.

Política

Governo aposta na distribuição de sementes para garantir segunda época de hortícolas

-A chuva que vem caindo desde o início de Fevereiro destruiu grande parte da produção nas regiões centro e sul  e a aposta agora é na segunda época.

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, aponta a necessidade de uma imediata distribuição de sementes, com destaque das hortícolas, para garantir que os agricultores do sector familiar possam estar preparados para arrancar com a segunda época de sementeira, de modo a fazer a reposição das perdas resultantes da actual vaga de chuvas.

Correia, que falava nesta quarta-feira em Roma, a capital italiana, num encontro com o Director Geral da FAO, Qu Dongyu, disse que, perante as perdas que se registam por conta das cheias e inundações em curso, particularmente, desde o inicio de Fevereiro, há que apostar na segunda época, com sementes gratuitas.

“A disponibilização de sementes para a segunda época para hortícolas vai permitir, logo que as águas baixem, que as famílias possam ter sementes” disse o governante, garantindo que “já estamos a fazer o mapeamento das zonas mais afectadas”.

De acordo com uma fonte citada pelo diário electrónico Mediafax, o encontro, que teve como tema de fundo, o estágio de desenvolvimento da agricultura e da segurança alimentar em Moçambique e, abordou, também as perspectivas e a necessidade de uma resposta conjunta aos desafios ligados aos choques climáticos que o país, em particular, vem enfrentando.

Celso Correia destacou o esforço que está a ser feito ao nível nacional para que o país se torne sustentável ao nível da agricultura, frisando a aposta na transferência de tecnologia, “com o apoio de todos os parceiros”.

Salientou que os caminos que estão a ser seguido deixam boas perspectivas para o futuro,, contudo, disse haver a necessidade de intensificar e melhorar a coordenação.

Compartilhar