Economia
No meio a desafios de reconstrução pós-destruição pelos terroristas, o distrito de Macomia, região centro da província de Cabo Delgado, realizou este sábado, (12), da Feira Económica Distrital, um evento que além de juntar os expositores locais, contou com uma delegação provincial liderada pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
No evento, foram expostos produtos que representam as potencialidades do distrito de Macomia, com destaque agrícolas e pesqueiros, nomeadamente, tomate, a mandioca, os famosos “madjimbwi”, polvo e peixe pedra.
Os expositores consideraram o momento como um espaço de valorização dos produtos agrícolas, como também de manifestação de esperança em face aos ataques terroristas que destruíram maior parte do distrito obrigando o deslocamento dos seus habitantes.
Na campanha agrária 2022/23 o distrito de Macomia, planificou uma área de 34.769 hectares de culturas diversas contra 33..076 da campanha anterior, mas lavrou 28.810 hectares e espera produzir 61.482 toneladas de culturas diversas.
Segundo uma apresentação do Governo Distrital à um encontro do Conselho Executivo Provincial, consultada pela “Revista Terra” no sector pesqueiro, o distrito de Macomia, tinha no primeiro trimestre de 2023 comercializado 15.595 quilogramas de pescado diverso no mercado local e 3.626 tinha sido levado pelos comerciantes à outros mercados da província e Nampula.
Compartilhar