Search
Close this search box.

Economia

Febre aftosa: Moçambique com défice de 800 mil doses de vacina para imunização pecuária

Moçambique necessita de mais 800 mil doses de vacinas para assegurar a completa imunização do efectivo pecuário contra a febre aftosa.

Com focos activos da doença nas províncias de Manica e Niassa, influenciados pela eclosão da doença no vizinho Malawi, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) iniciou com o processo de importação de um total de 300 mil doses que serão canalizadas para as zonas mais críticas. 

As 800 mil doses em falta ainda não estão garantidas, estando as autoridades em processo de mobilização de fundos para a sua aquisição.
A informação é avançada pelo matutino Notícias na sua edição desta terça-feira, citando o chefe do departamento de controlo de doenças ao nível do MADER, Zacarias Massicame. 
Refira-se que, segundo o mais recente boletim de estatísticas pecuárias divulgado no mês de Abril,  o país contava ate finais do ano passado, com pouco mais de dois milhões e trezentas mil  (2320248) cabeças de gado bovino, das quais, perto de 27,5% estão nas provinciais de Manica, Tete e Niassa, actualmente com focos da febre aftosa.

Compartilhar