Agricultura

O Governo está a considerar a integração de cerca de três mil extensionistas ligados ao Projeto Sustenta, riscados logo nó início do presente ciclo governativo.
A nova posição do Executivo surge após ter emitido, há dois meses, avisos de rescisão de contratos com todos os extensionistas — facto anteriormente reportado pela Revista Terra.
A possibilidade de integração foi avançada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante um encontro com funcionários públicos no município da Matola, província de Maputo.
Na ocasião, segundo o jornal Notícias, na sua edição deste sábado, “Chapo afirmou que o Governo está a refletir sobre alternativas sustentáveis e orçamentariamente viáveis para manter os técnicos em funções, sublinhando o papel crucial que estes desempenham no fomento à produção alimentar e no desenvolvimento das comunidades rurais”.
Refira-se que, tal como reportamos nó tema de fundo da edição digital de Maio, a exclusão dos extensionistas do novo plano do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) era criticada a diversos níveis da sociedade, sobretudo, os que têm sensibilidade com assuntos de desenvolvimento agrário.
Compartilhar