Sociedade

Executivo decreta alerta vermelho nacional devido às chuvas

Governo apela à evacuação imediata na bacia do Umbelúzi

O Conselho de Ministros decretou nesta terça-feira, um alerta vermelho, em todo o país, face às chuvas que se registam nas últimas semanas de forma persiste.

A decisão foi anunciada após a primeira sessão extraordinária do Conselho de Ministros, que teve como único ponto, analisar a situação prevalecente devido a chuvas que já está a provocar cheias em partes das regiões Sul e centro do país.

Para mitigar a situação, o executivo diz estar a mobilizar recursos, incluindo meios aéreos, para resgatar as pessoas que ainda estão nas zonas de risco, admitindo, para o efeito recorrer à ajuda de países vizinhos.

Evacuação imediata no Umbelúzi 

Na mesma sessão, o Governo determinou a evacuação imediata das populações residentes nas zonas baixas da bacia do rio Umbelúzi, devido ao risco iminente de agravamento das cheias.

Segundo o executivo, as populações de parte dos distritos de Namaacha, Boane e Matola têm cerca de duas horas para abandonarem as suas residências para zonas seguras.

“Apelamos para que as populações abandonem as suas residências até às 15 horas desta tarde”, declarou o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, em conferência de imprensa.

Segundo explicou, a bacia do Umbelúzi deverá receber uma nova vaga de descargas de grandes volumes de água, parte delas proveniente de países a montante do rio, o que poderá agravar a situação hidrológica nas zonas ribeirinhas.

Compartilhar