Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Dez projectos africanos premiados pelo trabalho em prol da acção climática

-Entre os premiados consta um projecto que recorre ao conhecimento ancestral do povo Maassai para a resiliência climática na Tanzania

O Fundo Global para o Ambiente (Global Environment Fund em terminologia inglesa) anunciou ontem os vencedores dos melhores projectos desenvolvidos ao nível mundial em prol da protecção da natureza e do clima.

Trata-se de um concurso envolvendo projectos implementados por organizações da sociedade civil visando elevar a participação e contribuição das comunidades indígenas, mulheres, jovens e raparigas em acções climáticas.

“Os desafios ambientais afectam-nos a todos, mas é ao nível local que são inteiramente sentidos, por isso, é nosso privilégio celebrar e financiar estas soluções criadas e lideradas localmente para a resiliência climática” salientou Carlos Manuel Rodriguez, presidente do Conselho de Administração da GEF, durante o anúncio dos vencedores, feito no decurso da Assembleia da organização, que decorre em Vancouver, no Canada.

No total foram anunciados 26 projectos vencedores, dos quais 10 implementados em países africanos, nomeadamente, Tunísia, Sudão do Sul, Uganda, Nigéria, Serra – Leoa, Quênia, República Democrática do Congo, Tanzania e Madagascar.

Os projectos vencedores, que receberão um prémio de 100 mil dólares cada, tiveram como enfoques, iniciativas como a protecção costeira e conservação da biodiversidade, de entre outros. Na vizinha Tanzania, o projecto vencedor consiste na aplicação do conhecimento indígena do povo Maassai para a resiliência climática

Compartilhar