Energia
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou hoje (20), em Maputo, o Roteiro de Cooperação 2030 em Energia e Clima, um plano que define as bases para uma cooperação prática e sustentável entre os países lusófonos nas áreas de energia limpa e finanças verdes.
Apresentado durante o 5º Seminário de Energia e Clima da CPLP, o documento orienta-se por quatro eixos estratégicos: planeamento energético, formação e liderança, mobilização de financiamento e aceleração das transições energéticas.
Segundo Mayra Pereira, presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), o Roteiro “é um ponto de partida e um instrumento vivo”, que convida os parceiros a contribuírem para “transições justas, inclusivas e sustentáveis” nos países de língua portuguesa.
Elaborado pela ALER em parceria com a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), o Roteiro resulta, segundo apuramos, de um ciclo de concertação entre pontos focais de energia, clima e finanças da CPLP, realizado entre 2024 e 2025.
Durante o lançamento, foram anunciados os primeiros parceiros estratégicos, nomeadamente, o programa europeu GET.transform e a Africa Climate and Energy Nexus (AfCEN), que apoiarão a implementação dos quatro eixos e a mobilização de financiamento verde.
O evento marcou o arranque da Semana de Energia e Clima da CPLP (20–24 de Outubro), que reúne governos, reguladores e entidades financeiras sob o tema “Planeamento Energético e Financiamento”.
Com o Roteiro de Cooperação 2030, a CPLP quer afirmar-se como bloco coordenado na diplomacia climática global, reforçando a cooperação Sul-Sul e a liderança dos países lusófonos na transição energética.
Compartilhar