Search
Close this search box.

Clima

COP 29 fecha com promessa de 300 mil milhões anuais para países em desenvolvimento

Terminou neste domingo em Baku, capital do Azerbaijão, a conferência da ONU sobre o clima, COP 29, com a assinatura de um compromisso que prevê um financiamento anual de 300 mil milhões de dólares para os países em desenvolvimento enfrentarem os desafios climáticos.

Numa conferência que, tal como a anterior (COP 29) teve, no direito a longas horas extraordinárias, devido à falta de consensos, os países em desenvolvimento e vulneráveis recusavam-se a aceitar o compromisso financeiro dos países desenvolvidos até 2035.

Até ao último dia previsto (sábado), este grupo de países exigia muito mais dinheiro, para os ajudar na transição energética mas também para fazerem face aos problemas causados pelas alterações climáticas.

Após várias concertações, os países acabaram fechando o acordo com a promessa dos 300 milhões de dólares que, de acordo com Simon Stiell, Secretário Executivo da Organização das Nações Unidas para as mudanças climáticas “é uma apólice de seguro para a humanidade” face aos impactos das alterações climáticas, reconhecendo, contudo, que os resultados alcançados podiam ter sido melhores.

“Nenhum país conseguiu tudo o que queria e estamos a sair de Baku com uma montanha de trabalho para fazer. Por isso, não é altura para dar voltas de vitória”, afirmou Simon Stiell em comunicado.

Compartilhar