Mercado
Arrancou nesta sexta-feira (10) a campanha de comercialização agrícola da época da produção agrícola, com uma previsão de oferta estimada em 20 milhões de toneladas de produtos diversos.
De acordo com dados oficiais, o volume da oferta na presente campanha é de cerca de três milhões de toneladas acima da anterior, onde a comercialização foi de 17 milhões.
A cerimónia oficial de lançamento da campanha teve lugar localidade de Luelele, distrito de Mandimba, no Niassa, uma das província com maior potencial agrícola, e foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi que, no seu discurso de ocasião, destacou a necessidade de se aumentar ainda mais o foco na produção.
“O incremento da produção agrícola, em particular, é fundamental para o país, porque é a partir dos resultados da comercialização que asseguramos o consumo interno e divisas através da exportação para investir no bem-estar das famílias”, explicou.
Por outro lado, Nyusi exortou os produtores de todo o país para tirarem maior e melhor proveito da chuva que têm vido a cair, ainda que por vezes em forma de intempéries, que “devem ser transformadas em energia e oportunidade para impulsionar a produção e produtividade agrária”.
Tubérculos e cereais constituem a larga maioria de produtos dominantes na presente época.
Compartilhar