Economia
A nova tabela de referência representa um aumento superior a 13% face à campanha anterior.
Moçambique aprovou novos preços de referência para a exportação da castanha de caju, ajustando os valores em linha com a recuperação das cotações internacionais.
Segundo a nova tabela, a castanha de 46 libras passa a ser exportada a 1.250 dólares por tonelada, enquanto a de 53 libras sobe para 1.440 dólares por tonelada.
Os novos preços representam um aumento que varia entre 13 a 19% comparativamente a campanha 2024/25, período em oscilaram entre 1.052 e 1.268 dólares por tonelada.
A decisão foi tomada na IIª Sessão do Comité de Amêndoas, realizada esta terça-feira (9) em Maputo, com participação de representantes do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP), indústria, sindicatos e associações comerciais.
Segundo Ilídio Bande, Director-Geral do IAM, citado num comunicado de imprensa, os novos valores “reflectem a dinâmica do mercado internacional e a necessidade de garantir maior equilíbrio na cadeia”.
A campanha de exportação abre oficialmente a 19 de Dezembro, tendo já, segundo fonte oficia, garantia de abastecimento à indústria nacional.
Para 2025/26, o país prevê exportar cerca de 60 mil toneladas, das quais 45 mil toneladas já estão asseguradas, indica a mesma fonte.
Compartilhar