Mercado
Carne suspeita apreendida num dos maiores mercados de Maputo
– Em meio a alertas sobre venda de carne de animais mortos nas cheias, autoridades intensificam fiscalização para salvaguardar a biossegurança.
Pouco mais de 90 quilogramas de carne bovina considerada imprópria para consumo humano foram apreendidos esta semana no mercado de Xipamanine, um dos maiores pontos de comércio da cidade de Maputo.
A apreensão, realizada por equipas especializadas, numa operação de fiscalização ligada a riscos de biossegurança alimentar, visou carne encontrada na posse de três comerciantes, após constatar que não possuía selo de inspecção veterinária nem documentação que comprovasse a sua origem legal.
De acordo com uma nota oficial do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, para além de ausência de certificação, a referida carne revelava “sinais claros de deterioração e más condições sanitárias”, tendo as equipas
técnicas determinado que o produto não reunia os requisitos mínimos para consumo.
Alerta redobradoA apreensão ocorre num contexto de alerta crescente sobre a possível circulação de carne proveniente de animais mortos durante as recentes chuvas intensas e cheias, situação que aumenta o risco de propagação de doenças e de contaminação alimentar.
Especialistas em biossegurança explicaram à Revista Terra, que a comercialização de carne proveniente de afogamento ou decomposição após cheias representa um elevado risco de transmissão de agentes patogénicos, incluindo bactérias zoonóticas como Salmonella, E. coli, Brucella ou Clostridium, além de potenciais parasitas e toxinas associadas à decomposição tecidual.
Em ambientes húmidos e alagados, explicou um especialista, “a proliferação microbiana tende a ser acelerada, aumentando a probabilidade de contaminação cruzada durante o manuseio, transporte e exposição da carne em mercados informais”.
Refira-se que, dados preliminares indicam que, só na província de Maputo, mais de mil bovinos morreram afogados durante as Inundações registadas no passado mês de Janeiro, resultantes das intensas chuvas que caíram.
Compartilhar