Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Bélgica financia projectos de resiliência climática em Moçambique

O Reino da Bélgica vai disponibilizar 25 milhões de Euros para financiar programas de resiliência climática e de baixo carbono em Moçambique.

Para formalizar a concessão desta financiamento, a Ministra belga da Cooperação para o Desenvolvimento das Cidades Maiores, e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, vão assinar, em Maputo, um acordo estabelecendo os termos do financiamento.

“As intervenções belgas em Moçambique visam reforçar as autoridades e as comunidades Moçambicanas, incluindo as mulheres, os jovens e outros grupos vulneráveis, para que participem ativamente em serviços públicos e de políticas resilientes ao clima” indica um comunicado de imprensa recebido na nossa redacção.

A nota realça ainda que os fundos belgas deverão ser usados para intervenções como o diálogo político sobre a resiliência climática e a transição energética, perdas e danos, energia, água e resíduos, economia circular, bem como o financiamento de estudos e conhecimentos especializados para o reforço das capacidades institucionais das autoridades públicas moçambicanas.

Refira-se que a ministra belga está desde hoje em Maputo, para uma visita de quatro dias a Moçambique.

Compartilhar