Sociedade
Mais de 1,3 milhões de pessoas, residentes na região sul do país, vão beneficiar de melhores condições de acesso a água, através de um novo Programa de Segurança Hídrica Urbana, financiado pelo Banco Mundial.
O novo programa, financiado através de uma doação de 150 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) “visa estimular um ambiente propício à participação do sector privado no abastecimento do precioso líquido, promover a prestação de serviços sustentáveis e resilientes ao clima, e fomentar a melhoria e eficiência da prestação de serviços de distribuição” indica um comunicado de imprensa, recebido nesta terça-feira na nossa redacção.
De acordo com a nota, serão abrangidas pelo projecto as cidades de Maputo, Matola e Boane, na área metropolitana do Grande Maputo, que terão o desempenho da distribuição melhorada “o que contribuirá para aumentar a sustentabilidade técnica e financeira das operações de abastecimento de água”.
“O programa ajudará os prestadores de serviços a expandir e melhorar os serviços de abastecimento de água para acompanhar o crescimento anual da população urbana de 4,4%. Por um lado, investirá na garantia da disponibilidade de água de qualidade nas fontes, para resistir a secas mais frequentes e severas. Por outro, concentrar-se-á em investimentos essenciais para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, disse Jaime Palalane, Especialista Sénior em Abastecimento de Água e Saneamento do Banco Mundial, citado pelo no comunicado.
Compartilhar