Search
Close this search box.

Pecuária

BAD e FIDA disponibilizam mais USD 33 milhões para impulsionar produção avícola no país

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA ou IFAD – na terminologia inglesa) tem disponíveis 33 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento da avicultura e respectiva cadeia de valor em Moçambique, anunciou nesta quarta-feira, no distrito da Moamba, um alto representante daquela instituição.

O valor, já aprovado, deverá financiar accões inseridas no Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor Agro-Alimentares (PROCAVA), com ênfase para a produção da carne de frango, incluindo rações e vacinas avícolas, por forma a reduzir ainda mais as importações.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, destacou a importância que o financiamento representa para colmatar os desafios de financiamento adequado para o sector e salientou a necessidade do fundo ser alargado para financiar actividades do sector privado.

“Foi com satisfação que nós registamos esta disponibilidade. Este financiamento estará disponível, uma parte, acredito, para financiar investimentos do sector público, mas gostaríamos que grande parte fosse para o sector privado” disse o Ministro, durante o III Fórum Nacional de Pecuária, que teve lugar nesta quarta-feira na Moamba.

Segundo o ministro, o novo financiamento é testemunho dos resultados positivos que o PROCAVA, uma iniciativa que resulta da parceria entre o MADER, BAD e o IFAD, tem alcançado e “sinaliza que, pelo menos, estamos a crescer em termos de credibilidade para merecer mais crédito”, salientou.

Compartilhar