Economia
A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) deu aval à operação da aquisição, pela empresa “Ovos de Ouro”, uma empresa que opera no sector avícola nacional, de duas concorrentes do sector, nomeadamente, a Meadow e a Moz Pintos.
A operação, que iniciou no segundo semestre do ano passado, e que estava sob análise da ARC, recebeu, em Novembro, o “No Objection”, afastando os receios de concentração e riscos de monopólio do mercado pelo futuro grupo, dando deste modo, o aval para avançar.
A aquisição em causa “não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados relevantes identificados ou numa parte substancial destes” argumenta a ARC, para justificar a sua posição.
De acordo com avaliação do sector, apesar da aquisição das duas concorrentes, as três empresas juntas vão deter 2.4% da quota de mercado do sector avícola nacional, o que não vai pôr em causa a lógica concorrencial que se espera de qualquer mercado.
“Em suma, a ARC constata que a operação de concentração em causa não apresenta preocupações jus- -concorrenciais susceptíveis de gerar efeitos nocivos à concorrência efectiva e/ou potencial nos mercados relevantes identificados, bem como não se cria ou reforça uma posição dominante que permite gerar efeitos unilaterais ou coordenados”, diz a ARC através de um comunicado de imprensa.
Compartilhar