Pecuária

A vacinação vai abranger mais de dois milhões de bovinos e vai incidir na imunização contra contra o carbúnculo hemático e sintomático, febre aftosa, dermatose nodular e a brucelose.
Cerca de 2,3 milhões de bovinos começam a ser vacinados a partir de hoje, numa campanha nacional inserida nos esforços do Governo para garantir a sanidade animal e proteger a saúde pública.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), a grande maioria dos bovinos (2.354.105) receberão imunização contra o carbúnculo hemático, 852.581 contra o carbúnculo sintomático, 520.995 contra a febre aftosa, 618.956 contra a dermatose nodular e 114.854 contra a brucelose.
A campanha inclui também a realização de banhos carracicidas, visando o tratamento de cerca de 3,4 milhões de bovinos contra parasitas externos.
De acordo com o MAAP a vacinação anual é uma das principais estratégias dos Serviços Veterinários para a prevenção e controlo de doenças que afetam os animais e, em alguns casos, podem ser transmitidas aos humanos.
A imunização que hoje arrancou faz parte do calendário obrigatório no programa nacional da pecuária e é considerada medida essencial para a proteção da saúde pública.
Compartilhar