Economia
As autoridades alfandegárias apreenderam no passado domingo, na província de Sofala, pouco mais de 170 toneladas de gergelim contentorizado, que estava prestes a ser exportada ilegalmente para a República da China.
De acordo com Dionísio Lambo, Director dos Serviços Provinciais das Alfândegas em Sofala, o produto foi apreendido no porto da Beira, quando o proprietário tentava ludibriar as alfândegas, para exportar com base numa documentação considerada irregular.
“O exportador submeteu o pedido de exportação junto aos serviços e uma equipa nossa de fiscalização foi ao local. Fez-se um trabalho e realmente tratava-se de gergelim, mas no acto da submissão do processo na Janela Única notámos que alguma documentação não estava em ordem. Então, abortámos a exportação”, explicou a fonte, falando nesta segunda-feira (3) à imprensa.
Abortada a exportação, as alfândegas submeteram um processo ao Tribunal Aduaneiro de Sofala, para os devidos termos legais, que poderão culminar com aplicação de uma multa e outras medidas judiciais.
Compartilhar