Search
Close this search box.

Internacional

Antiga Executiva da UNFCCC lança recado às petrolíferas sobre participação na COP 28

A antiga Secretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), Christiana Fugures, desaconselha a participação das multinacionais petrolíferas na próxima cimeira do clima, COP 28, que terá lugar de 30 de Novembro a 12 de Dezembro próximo na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), se continuarem desalinhados com a agenda da descarbonização.

Falando semana finda em Nova Iorque, numa conferência intitulada “O clima muda tudo: criando um plano para a transformação da media”, realizada na Columbia Journalism School, a principal “arquitecta” do Acordo de Paris, destacou a importância da descarbonização, caracterizando-a como vital para salvar o planeta.

“As grandes empresas petrolíferas não deveriam participar na cimeira climática COP28 se apenas pretenderem obstruir a descarbonização global” frisou.

Por outro lado, a fonte destacou os avanços na implantação das energias limpas, nomeadamente, energia solar, eólica, baterias e veículos eléctricos, uma situação que está “a ser influenciada pela descida dos custos” e exortou os governos a avançarem nesta direcção.

Refira-se que a questão da descarbonização continua um dos principais pontos de discórdia na agenda climática global, com as indústrias petrolíferas na linha da frente para travar ou, pelo menos, retardar o passo.

Compartilhar