Search
Close this search box.
Agricultura: nova época arranca com previsão de aumento de campos de produção

O Governo anunciou, semana finda, o aumento em três por cento a área de cultivo para produção agrária na época 2024-25, devendo passar das actuais  6,8 milhões de hectares para sete milhões.

O anúncio foi feito durante o lançamento da nova campanha de produção que arrancou na passada sexta-feira (8 de Novembro), em cerimónia oficial que teve lugar no Posto administrativo de Xinavane, distrito da Manhiça, na província de Maputo.

A nova época, que terá como uma das novidades a introdução de cinco novas variedades de culturas, nomeadamente, duas de milho e três de soja, tem uma previsão de produção de três milhões de toneladas de cereais, o que vai representar um aumento de 13%, comparativamente com a campanha passada.

De forma desagregada, as previsões indicam para um aumento da produção em quase toda a escala. Para as leguminosas projecta-seum crescimento de nove por cento, devendo a produção ser de 948 mil toneladas.

Nas hortícolas, a previsão é de uma colheita total de 1,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 11 por cento.

Uma das apostas para a época é a produção das amêndoas, onde a previsão aponta para uma aumento de 13 por cento, esperado-se que atinja pouco mais de um milhão e meio de toneladas.

Ao nível da fruticultura, as projecções apontam para um crescimento mais moderado, com um aumento de apenas dois por cento, evoluindo para um milhão de toneladas.

Compartilhar