O director do Programa da Organização das Nações Unidas para o Clima (UNFCCC), Stimon Stiell, criticou hoje a forma como estão a decorrer as negociações sobre os principais objectivos em cima da mesa da COP28 e acusa os representantes das principais potências, de continuarem a mante as mesmas posições, quando falta uma semana para o final da cimeira.
“Temos um texto de partida em cima da mesa, mas é apenas um monte de desejos cheia de posturas”, lamentou Stimon Stiell em conferência de imprensa.
“É imperativo separar o trigo do joio. Se queremos salvar vidas e manter o objectivo de 1,5°C, os objectivos mais ambiciosos da COP devem permanecer no centro do debate”, sublinhou.
“No final da próxima semana, a COP28 deve apresentar um comboio de alta velocidade para acelerar a acção climática. Tudo o que temos hoje é uma velha locomotiva a andar sobre carris gastos”, prosseguiu, reforçando os apelos para uma mudança de postura dos negociadores.
“As ferramentas estão sobre a mesa. As tecnologias e as soluções existem. Esta é a altura para os governos e os negociadores as utilizarem”, sublinhou.
Até aqui, a COP28 já resultou em vários compromissos, parte dos quais não vinculativos dos governos sobre os aspectos da transição energética e a esperança é que até ao final, seja aprovado um instrumento juridicamente vinculativo.
Compartilhar