Sociedade
A Direção Nacional dos Recursos Hídricos (DNRH) apelou à evacuação imediata das populações que vivem em zonas de risco nos distritos de Magude, Xinavane e na Ilha Josina Machel, na província de Maputo, face ao elevado risco de agravamento das inundações provocado pelo iminente colapso da Barragem de Senteeko, na região de Mbombela, na vizinha África do Sul.
O alerta surge numa altura em que o rio Incomati continua a transbordar, após a precipitação intensa registada nos últimos dias na região sul do país, o que provocou o aumento do escoamento nas bacias hidrográficas e a ocorrência de cheias.
Segundo a DNRH, a situação pode agravar-se devido à pressão crescente sobre a barragem sul-africana de Senteeko, cuja capacidade de descarga está a ser ultrapassada pelo volume de água que entra no sistema.
As bacias hidrográficas dos rios Incomati, Maputo, Umbeluze, Limpopo, Inhanombe e Save permanecem em situação de alerta, mantendo-se a recomendação para a retirada preventiva das populações das zonas vulneráveis.
Compartilhar