Agricultura
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) e a Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique acordaram aprofundar a cooperação para a expansão de modelos de produção agrícola sustentável, com foco no reforço da segurança alimentar e no apoio a populações vulneráveis.
O entendimento foi alcançado durante um encontro realizado em Maputo entre o ministro Roberto Mito Albino e a fundadora da Fundação Tzu Chi Moçambique, Denise Tsai.
De acordo com dados oficiais, durante o encontro, a organização apresentou o seu modelo de intervenção, que inclui a implementação de explorações agrícolas, com destaque para uma unidade no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, integrada em programas de segurança alimentar.
A iniciativa contempla a produção de alimentos destinados, entre outros fins, à provisão de refeições quentes em escolas e unidades hospitalares, com prioridade para crianças em idade escolar e outros grupos vulneráveis.
Em resposta, o ministro garantiu o apoio do Governo à iniciativa, referindo que o MAAP, através do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), irá prestar assistência técnica e assegurar a formação de formadores para reforçar a sustentabilidade do modelo.
O governante defendeu ainda o envolvimento de jovens moçambicanos com formação na área agrária, visando a replicação da experiência noutras regiões do país.
Compartilhar