Tempo

Dez bacias hidrográficas em alerta vermelho

Receio de cheias ensombra algumas comunidades ribeirinhas e inundações urbanas levam dezenas de famílias aos centros de acolhimento.

Dez bacias hidrográficas do país estão, desde hoje, no nível de alerta máximo, devido às intensas chuvas que caem em quase todo o território nacional e nos países vizinhos.

A informação foi dada na tarde desta terça-feira 14), em conferência de imprensa,  pelo chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculo.
Trata-se das bacias dos rios Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Inhanombe, Búzi, Púnguè, Chiri, Zambeze e Rovuma, que registam um aumento significativo dos caudais, essencialmente, devido às elevadas descargas que chegam à montante.
A situação surge num contexto em que a segunda metade da época chuvosa 2025-2026, em curso e com término previsto para finais de Março, se revela mais severa, elevando o risco de cheias em várias regiões do país.
As autoridades garantem que o quadro hidrológico está a ser monitorado de forma permanente e apelam às comunidades que residem em zonas vulneráveis para abandonarem as áreas de risco, como medida preventiva.
Notícias relacionadas:

Compartilhar