Search
Close this search box.

Mercado

Províncias destacam potencial agro-pecuário na 60.ª edição da FACIM
A 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM-2025) abriu espaço para a promoção das potencialidades agro-pecuárias das províncias moçambicanas, com destaque para Manica e Gaza, que apostam na valorização da produção através do processamento e da pecuária.
A governadora de Manica, Francisca Tomás, afirmou que a província pretende atrair investidores para a área de agro-processamento, de modo a acrescentar valor à cadeia de produção.
“Manica tem grande potencial de produção e precisamos investir no processamento para evitar a deterioração da fruta. É necessário processar a macadâmia, outras amêndoas e frutas para a produção de sumos”, disse, acrescentando que a única unidade de secagem existente não consegue absorver toda a produção.
Segundo Tomás, a província levou à FACIM cereais, leguminosas, produtos minerais, madeira, animais e produtos processados, sinalizando a diversidade de recursos disponíveis e a necessidade de maior capacidade industrial para impulsionar o aumento da produção.
Já a província de Gaza, convidada de honra desta edição, aposta na agroindústria do vale do Limpopo, nas potencialidades dos ecossistemas de Banho e na fauna bravia, juntando-se ao mercado global através da qualidade das suas linhas de produção.
Um dos principais atractivos da feira deste ano será o 10.º leilão de gado bovino, onde serão apresentados animais de elevada qualidade genética, reforçando o peso da pecuária como um dos pilares de desenvolvimento económico.
A FACIM-2025 decorre em Ricatla, distrito de Marracuene, e reúne expositores nacionais e internacionais em torno de oportunidades de investimento e parcerias comerciais, com forte destaque para o scetor agro-pecuário.

Compartilhar