Search
Close this search box.

Clima

Negociações sobre tratado da poluição plástica terminam sem acordo
As negociações internacionais para a criação de um tratado juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica terminaram, esta semana, sem consenso, deixando sinais de necessidades de mais esforços para o alcance do acordo.
O processo negocial decorreu na capital da Suiça, Genebra, durante a segunda parte da quinta sessão do Comité Intergovernamental de Negociação (INC5.2), que reúne países sob a égide da ONU para estabelecer um novo instrumento global contra a poluição plástica, incluindo a marinha.
O Presidente do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF – na sigla ingles), Carlos Manuel Rodríguez, que liderou a delegação da instituição, reconheceu a frustração com a ausência de acordo, mas destacou avanços no empenho dos negociadores.
“Embora seja decepcionante que um acordo não tenha sido alcançado esta semana em Genebra, fiquei animado ao ver os esforços empenhados de ministros e negociadores na busca por um novo tratado sobre poluição plástica que possa garantir impactos significativos, positivos e de longo prazo”, afirmou Rodríguez, citado num comunicado de imprensa que tivemos acesso.
Dados oficiais indicam que o GEF, que já investiu, na última década, mais de 1 bilião de dólares em soluções contra a poluição plástica, comprometeu-se a continuar apoiando países e iniciativas durante o processo de negociação e a financiar a futura implementação de um tratado.

Compartilhar