Agricultura

Entrou, recentemente em vigor, em todo o território nacional, o novo processo de licenciamento florestal através do Sistema de Informação Florestal (SIF), uma plataforma digital concebida para monitorar e gerir os recursos florestais de forma mais eficiente e transparente.
O anúncio foi feito pelo diretor nacional de Florestas, Imede Falume, em entrevista ao Jornal Notícias.
Segundo Falume, esta medida visa garantir a uniformização dos procedimentos operacionais e administrativos ligados à gestão florestal, promovendo maior rigor, transparência e conformidade com a legislação em vigor.
“A iniciativa permite a emissão de licenças de exploração florestal com base nas novas regras introduzidas em Dezembro de 2024”, explicou Falume.
O responsável acrescentou que o novo processo resulta da aprovação de instrumentos complementares à legislação existente, incluindo a resolução que estabelece as quotas de exploração de madeira (aprovada a 23 de Maio de 2025) e o diploma que define os novos modelos de licenças, publicado a 3 do Junho do ano em curso.
Segundo Falume, nesta primeira fase, o novo processo está a enfrentar alguns desafios, nomeadamente, a adaptação dos operadores florestais às exigências do sistema.
Compartilhar