Agricultura
Mais de seis mil famílias camponesas, residentes em várias comunidades do distrito de Massingir, Norte da província de Gaza, estão a enfrentar uma crise alimentar devido ao fracasso da produção agrícola, como consequência da seca provocada pelo fenómeno climático El Niño, aliada à devastação de culturas por animais bravios.
De acordo com dados das autoridades locais, na primeira época da presente campanha agrícola o distrito registou a perda de mais de quatro mil hectares de culturas diversas e na segunda época já se contabilizam mais de 600 hectares perdidos.
Citada pela RM, a governadora de Massingir, Esmeralda Muthemba, disse que o governo, através do INGD procedeu, recentemente, com a distribuição de alguns produtos alimentares para famílias vulneráveis, como forma de aliviar a crise.
Crise em Manica
Na província de Manica, zona Centro, mais de 100 mil pessoas estão em risco de enfrentar crise alimentar, também, devido a fraca produção registada nesta campanha agrária.
Os distritos com maior risco são Machaze, Tambara, Guro e Macossa que, segundo fontes oficiais, perderam as culturas devido ao fenómeno El Niño.
Neste momento estima-se que cerca de 49 mil pessoas já necessitam de assistência alimentar, estando as autoridades governamentais e parceiros a desdobrar-se no sentido de garantirem apoio alimentar aos necessitados.
Compartilhar