Economia
O governo lançou nesta segunda-feira (12), em Maputo, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Economia Azul, que estabelece as directizes e medidas que, até 2033 devem orientar as acções visando uma melhor exploração sustentável e racional dos recursos aquáticos no país.
A estratégia foi oficialmente lançada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que destacou a importância de uma exploração equilibrada dos recursos, por forma a assegurar a sua sustentabilidade.
“As pessoas precisam de comida e o peixe vem do mar, mas também temos que proteger o peixe e, então, o equilíbrio é fundamental”, frisou Filipe Nyusi, no seu discurso de ocasião.
A estratégia é composta por seis pilares, nomeadamente, a Pesca e Aquacultura; Energias Renováveis e Indústria Extractiva Marinha; Capital Natural, Ambiente e Economia Circular; Turismo e Cultura, Transporte Marítimo, Infra-estruturas Portuárias e Logística; e a Segurança Marítima e é acompanhada por um portfólio de oportunidades de investimentos que podem ser exploradas.
“A estratégia que hoje lançamos faz parte do nosso esforço de trazer aos moçambicanos, uma orientação estratégica, concisa e clara, que não só visa promover a exploração racional e sustentável dos recursos aquáticos, como também é uma forma de materializarmos os nossos compromissos internacionais”, explicou o Chefe de Estado.
Compartilhar