Search
Close this search box.

Clima

Agência Belga para o Desenvolvimento destaca papel da juventude na acção climática

A Agência Belga para o Desenvolvimento (Enabel) destaca o envolvimento activo da juventude moçambicana nas acções de mitigação aos desafios climáticos que vêm assolando o país.

De acordo com o director geral daquela agência, Jean Van Wetter, que falava na última sexta-feira, num evento que marcou a celebração dos 25 anos de cooperação com Moçambique, a juventude moçambicana têm vindo a mostrar um activismo positivo na acção climática, o que classifica como sendo crucial para o futuro.

“Apesar dos desafios que o país enfrenta devido a vulnerabilidade, a juventude moçambicana mostrou-se uma poderosa defensora da acção climática, e os seus contributos são cruciais para moldar o futuro do desenvolvimento sustentável”, destacou.

Numa evento realizado sob o lema “Tecnologias Verdes como Mecanismo de Transformação para a Resiliência Climática: Perspectivas da Juventude”, que juntou jovens activistas e empreendedores climáticos, representantes do governo e outros actores sociais, Wetter frisou que “a vulnerabilidade do país aos efeitos das mudanças climáticas” é “uma oportunidade para empreendedorismo por parte dos jovens”.

Durante a sessão de diálogo que marcou o evento, os “jovens líderes” presentes partilharam as suas percepções, experiências e proposta de “soluções inovadoras” para enfrentar as alterações climáticas em Moçambique, em particular, e “como podem ser usadas para resolver desafios globais”.

A agricultura hidropónica, o activismo artístico e a bioconstrução foram alguns exemplos de ideias e projectos apresentados, “sublinhando o papel da juventude na construção de um futuro sustentável”

Leia também: https://revistaterraonline.com/destaques/belgica-financia-projectos-de-resiliencia-ambiental-em-mocambique/

Compartilhar