Política
O Ministro britânico das Exportações do Reino Unido, Lord Malcolm Afford, destacou hoje Moçambique como um dos países prioritários do investimento do seu país nas acções inscritas na agenda climática, com destaque para a transição energética.
O dirigente, que falava nesta quinta-feira na abertura do Fórum de Negócios Moçambique – Reino Unido, reiterou os compromissos que o seu país já fez, quer ao nível bilateral, quer multilateral, para ajudar Moçambique em matérias de transição verde, em particular.
“A nível global, o Reino Unido comprometeu-se a mobilizar oito mil milhões de libras de financiamento por ano através da sua Iniciativa Britânica de Parcerias de Investimento, que apoia o desenvolvimento de infraestruturas resilientes e a transição verde. Moçambique é um país prioritário para estes investimentos” realçou o ministro.
Falando do que o seu país está actualmente a desenvolver em Moçambique, Lord Afford destacou a grande expansão na energia, dando ênfase aos projetos de geração através de gás natural, solar e eólica, que fazem parte dos compromissos do Acordo de Paris onde, segundo avançou, “quando estiverem operacionais, fornecerão eletricidade a mais de um milhão de pessoas”.
Por outro lado Lord Afford falou da participação d sector privado britânico que, através de emprsas como a Gridworks, a Solar Century e a ARC Power e outras, têm uma carteira estimada em “mais de mil milhões de libras investidas em sectores que irão impulsionar a transição para a energia limpa.”
Compartilhar