Meio Ambiente
A “Earthday.org”, uma organização que junta vários movimentos ligados à protecção ambiental, exige uma redução de 60% na produção de todos os plásticos até 2040, como forma de dar passos para diminuir a sua utilização, em prol da saúde humana no mundo.
Numa mensagem alusiva ao Dia da Terra, que hoje se assinala, a organização frisa que a população mundial está a ingerir e a inalar plásticos, que podem ser tóxicos e, por isso, nocivos para a saúde humana.
Com base num relatório que contêm informações sobre o plástico, a organização alerta para o problema dos microplásticos, nanoplásticos e dos seus aditivos químicos, especialmente junto das crianças.
Além do impacto que representam na quantidade de lixo que polui o ambiente ao nível das grandes cidades e nos mares, o plástico é apontado, por vários estudos, como um problema para a saúde, uma vez que, “cada ser humano” chega a “inalar 120 mil partículas e a ingerir 52.000 partículas de plástico por ano”.
De acordo com dados de fontes especializadas no estudo do impacto do plástico, em 2021 foram produzidos mais de 390 milhões de toneladas, o que já representa 3,4% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.
Projecções de ambientas indicam que a produção de plástico deve duplicar até 2040, o que faz soar os alarmes em termos de riscos para a saúde e o meio ambiente.
Compartilhar