Search
Close this search box.

Tempo

Chuvas intensas provocam danos severos na cidade e província de Maputo

A cidade e província do Maputo vivem desde a madrugada de domingo (23) uma situação sem precedente neste ano, devido às fortes chuvas que caíram, por quase todo o dia de ontem, acumulando mais de 150 milímetros em 24 horas.

Para além de milhares de casas inundadas, obrigando as famílias a abandonar as respectivas habitações, há registo de graves situações de erosão em muitos bairros e vários hectares de produção agrícola praticamente perdidos.

Na região do Vale do Infulene, onde se localiza o chamado cinturão verde da capital, o volume da água inundou por completo a produção hortícola, deixando um sinal de crise para os próximos dias.

Neste momento, as autoridades municipais, quer de Maputo, quer Matola e Boane, desdobram-se em levantamento dos danos, prometendo anunciar, em breve, o balanço do temporal.

Previsões

Apesar de registo de um abrandamento nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), prevê que a chuva, causada pela passagem de um sistema frontal frio pela região Sul do país, vai continuar ate o início da tarde desta terça-feira (26).

“Espera-se a continuação de chuva moderada localmente forte com trovoada e vento com rajadas principalmente nas províncias de Manica, Sofala e Zambézia. Nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e cidade de Maputo as chuvas tendem a abrandar a partir de hoje, prevalecendo a possibilidade de chuvas fracas a partir de amanhã” indica o boletim meteorológico do INAM.

Enquanto isso, para a região Norte, as previsões alertam para a ocorrência de chuva forte a moderada, com incidência para as províncias de Niassa, Cabo e Nampula.

“O INAM prevê a ocorrência de chuva moderada a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas), localmente forte (mais de 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas e vento com rajadas nos distritos acima mencionados” indica um comunicado de imprensa emitido nesta segunda-feira.

Compartilhar