Tempo
A tempestade Tropical moderada, Filipo, que está a ser caracterizado por chuvas e ventos que variam entre fortes a moderadas está desde a madrugada de hoje a influenciar o estado de tempo na região Sul do país, tendo já deixado um rasto de destruição em alguns pontos, com destaque para o distrito de Vilankulo.
De acordo com informações prestadas pelo administrador aquele distrito, Edmundo Galiza Matos Jr, falando ao canal de televisão STV, já há um número considerável de infraestruturas, entre públicas e privadas, com rasto de destruição parcial ou total, com algumas famílias já desalojadas.
Uma fonte do INGD avança que a chuva e a velocidade dos ventos já provocaram a destruição de várias casas de construção precária e há várias árvores desabadas.
O órgão prevê que “Filipo” poderá afectar mais de 525 mil pessoas no Sul do país e, também, 856 escolas e 145 unidades sanitárias durante a sua passagem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), prevê que a tempestade Filipo deverá ser caracterizado por chuvas entre 100 a 200 mm/24h, acompanhadas de trovoadas, sendo os distritos de Homoine, Funharouro, Inharrine, Jangamo, Mabote, Massinga, Zavala, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Panda e Maxixe e Inhambane (na província de Inhambane); Massingir, Chókwè, Chonguene, Bilene, Limpopo, Mandlakazi, Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chigubo, Chibuto, Guijá, Chongoene e cidade de Xai-Xai (em Gaza); Manhica, Marracuene, Boane, Magude, Matutuine, Moamba, Namaacha, Cidades da Matola e Maputo (na província de Maputo).
Compartilhar