Internacional
O governo do Botswana declarou o período 2022-23 como o ano de seca severa, o que vai influenciar negativamente na produção agrária, naquele que é um dos mais importantes países no que à produção de gado bovino diz respeito, na SADC.
A declaração, feita recentemente pelo chefe de estado daquele país, Mokgweetsi Masisi, teve como base o Relatório de Avaliação e Análise da Vulnerabilidade da Seca e Segurança Alimentar Doméstica de 2022/23.
O relatório destaca que os meios de subsistência de um número significativo de famílias rurais foram afectados e permanecem vulneráveis, havendo por isso, necessidade de intervenção do governo.
“Tendo em conta as condições que prevaleceram durante a época 2022/23, as medidas de alívio e assistência serão implementadas com efeito imediato até 30 de Junho de 2024, com excepção dos subsídios à alimentação do gado que terminarão em 31 de Janeiro de 2024”, indica um comunicado de imprensa emitido semana finda pelo Ministério do Governo Local e Desenvolvimento Rural.
De acordo com a fonte, no quadro da assistência ao produtores, o governo vai activar a Garantia de Crédito Agrário para assegurar o pagamento de 40% dos empréstimos sazonais aos agricultores.
Por outro lado, o comunicado indica que apoiar os produtores de gado, será atribuído subsídio para forragem, suplementos minerais e vacina contra o botulismo para todo o país com efeito imediato até 31 de Janeiro de 2024.
Compartilhar