Search
Close this search box.

Sociedade

Conflito homem-fauna bravia: Elefante cria pânico em Balama

O pânico instalou-se nos últimos dias no seio dos camponeses da vila sede do distrito de Balama, por causa do aparecimento de um elefante, que já matou um camponês de 30 anos de idade na sua machamba após.

Não se sabe ao certo a proveniência do paquiderme, contudo, suspeita-se que tenha saído da Reserva Nacional do Niassa, uma vez que o distrito de Balama faz fronteira com aquela província.

A chefe do departamento de comunicação e imagem da PRM em Cabo Delgado, Eugênia Nhamussua, disse que o elefante encontra-se até ao momento em parte incerta, contudo garante que foi criada uma equipa de busca multisectorial para capturar o animal antes que mais tragédias ocorram.

A última semana foi trágica no que diz respeito ao conflito homem-fauna bravia na província de Cabo Delgado.

Para além do caso de Balama, no distrito de Ibo, um pescador perdeu a vida depois de ter sido, supostamente, atacado por um tubarão.

Refira-se que a província de Cabo Delgado chegou a registar uma das mais altas taxas de abate de elefantes por caçadores furtivos no país. Em 2013 a organização não governamental WWF tinha denunciado o abate de cerca 15 elefantes só num ano.

Compartilhar