Internacional
A cebola transformou-se num produto de luxo nas Filipinas, devido à escassez, provocada pela fraca produção que se regista naquele país asiático, que, segundo especialistas, tem como causa a onda de mau tempo.
No ano passado, as Filipinas foram atingidas por uma série de tufões e tempestades tropicais que destruiram extensas áreas de plantações, o que provocou a escassez e a inflação sem precedente do custo do produto.
De acordo com a imprensa local, o quilograma do alho cultivado localmente chega a custra três vezes mais que o frango.
De acordo com o Departamento de Agricultura do país, no início da primeira semana de Janeiro corrente, o quilo da cebola custava o equivalente a 11 USD, enquano que o frango podia ser comprado a US$ 4 o Kg.
No entanto, o pico do preço foi registado em Dezembro passado, quando a cebola chegou a ser vendida a USD 12,80 por Kg, nos mercados da capial, Manila.
Segundo o jornal Manila Times, um dos órgãos de informação de referência naquele país, a escassez e a alta do preço está a ser usada como oportunidade para o contrabando, por comerciantes e outras pessoas particulares.
A fonte refere que as autoridades locais já apreenderam enormes quantidades de cebola, avaliadas entre USD 9 a UAS 11 milhões, que estavam nos esquemas de contrabando.
Um dos casos relatados registou-se recentemente, com a detenção de dez tripulantes da companhia aérea, Philippine Airlines, acusados de contrabandear cerca de 40 quilos de cebolas e frutas para o país.
Compartilhar