Search
Close this search box.
Secretário de Estado apela a acção climática com impacto duradouro
O Secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Dgedge, apelou a uma abordagem estratégica e sustentável nas acções climáticas em Moçambique.
“É necessário ter uma visão de impacto duradouro, para que o esforço não desapareça com o tempo”, afirmou, durante a reunião do Comité de Direcção do programa de cooperação bilateral Moçambique-Bélgica Junt@s pelo Clima.
Realizado recentemente, o encontro — agora com uma nova composição na presidência — serviu para avaliar progressos, identificar desafios e definir o plano de actividades para o ano em curso.
Entre os principais avanços destacam-se o apoio técnico à Estratégia Nacional de Transição Energética, a capacitação em gestão de riscos de desastres e integração orçamental a nível distrital, bem como a submissão de uma nota conceptual ao Fundo Verde para o Clima, com vista à implementação de um projecto nacional.
Outros marcos incluem a criação de condições para a instalação de estações climatológicas, a realização de estudos técnicos e formações no sector da água, além do mapeamento e apoio à gestão de resíduos sólidos nas cidades de Nampula e Nacala. Foi ainda destacada a consolidação do mecanismo STEP, que visa facilitar o acesso a financiamento climático.
Durante a sessão, o comité reafirmou o compromisso de transformar políticas em acções concretas, alinhadas com as necessidades reais das comunidades moçambicanas.

Compartilhar