Sociedade
As chuvas intensas que desde a noite de segunda-feira vem caindo na região sul do país, fez transbordar o caudal do rio Umbeluzi, na província de Maputo, deixando culturas diversas submersas.
Até ao início desta manhã, o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) e as autoridades municipais de Boane trabalhavam na evacuação das famílias afectadas cujo número ainda não foi especificado.
Recorde-se que na primeira semana de Janeiro findo, a Administração Regional de Águas do Sul (ARA-SUL), já havia alertado sobre o risco de transbordo da bacia do Rio Umbelúzi, devido as chuvas, destacando que os drifts de Mafuaiane e Mazambanine, no distrito de Boane seriam afectados.
Na altura, a ARA – SUL, teve que incrementar descargas na barragem dos Pequenos Libombos para minimizar o risco de transbordo, solução que adiou o transbordo que veio a acontecer nas últimas 24 horas.
Refira-se que as chuvas continuam a cair de forma intermitente, mas com intensidade na província e cidade de Maputo, colocando em risco inúmeras famílias e hectares de produção agrícola.
Compartilhar