Search
Close this search box.

Pesca

Mulheres de Mágoè beneficiam-se de financiamento para pesca sustentável

Mulheres dos distritos de Mágoè e Cahora Bassa, em Tete, passam a contar com uma nova oportunidade de financiamento, através da Janela de Mulheres do Programa MaisPeixe Sustentável (MPS), que visa impulsionar actividades económicas ligadas à pesca. Esta é a quarta província a acolher a iniciativa, depois de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

O lançamento da Janela foi feito, esta semana, pelo administrador de Mágoè, Titos Vonduane, que destacou a importância da acção para o empoderamento feminino e fortalecimento da economia local.

“Esta é uma oportunidade para as mulheres fortalecerem os seus negócios e contribuírem para uma comunidade mais inclusiva e sustentável”, afirmou.

Por sua vez, Juliana Conélio Mwito, administradora do Parque Nacional de Mágoè, sublinhou que a medida vai reforçar a ligação entre o parque e as comunidades da zona tampão. Para ela, a iniciativa traz vantagens sociais e económicas para as famílias locais, através da promoção da igualdade de género.

O programa pretende apoiar cerca de 300 mulheres com recursos técnicos e financeiros para dinamizar a cadeia de valor da pesca, garantindo que as suas acções sejam sustentáveis e tragam retorno social. O objectivo é promover a autonomia financeira das mulheres e contribuir para a segurança alimentar nas comunidades.

Antes do lançamento oficial, teve lugar o seminário GALS (Sistema de Aprendizagem e Acção de Género), que contou com a presença de 64 participantes, entre membros das comunidades e técnicos das instituições envolvidas. O evento serviu para reforçar capacidades locais e promover negócios sensíveis ao género.

O GALS está a ser replicado em outras províncias do país, com o propósito de garantir que tanto mulheres como homens tenham acesso igualitário aos investimentos, contribuindo para o bem-estar e melhoria das condições de vida nas zonas rurais.

Compartilhar