Search
Close this search box.

Política

MAAP com novos directores para Sanidade, Biossegurança, Cooperação e Investimentos

O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, empossou esta sexta-feira Antónia Augusto Sabonete Vaz Tombolane como Directora Nacional de Sanidade e Biossegurança, e Jaime Roberto Chissico como Director Nacional de Cooperação e Investimentos.

As nomeações inserem-se no processo de conclusão da composição do Conselho Consultivo do Ministério, alinhado com as metas traçadas no Programa Quinquenal do Governo 2025–2029.

Na cerimónia de posse, o ministro instou Tombolane a acelerar a criação da autoridade nacional encarregue da sanidade, biossegurança e certificação de sementes, como passo decisivo para garantir a segurança alimentar e nutricional no país.

Segundo o governante, a Pecuária deverá focar-se exclusivamente na produção de carnes, ficando as componentes de sanidade e vacinação sob responsabilidade da nova direcção.

Quanto à Cooperação e Investimentos, Albino sublinhou que caberá à nova direcção liderar a formulação de projectos, mobilizar recursos técnico-financeiros e garantir a sua implementação com impacto directo na vida dos cidadãos.

“O nosso desafio institucional é enorme. O povo moçambicano exige de nós resultados concretos no acesso à alimentação. Precisamos de políticas eficazes para garantir matéria-prima à indústria e comida à mesa da população”, afirmou o ministro.

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas está, actualmente, a implementar reformas estratégicas para dinamizar o sector agrário, em consonância com a Constituição, que reconhece a agricultura como base do desenvolvimento económico nacional.

Compartilhar