Sociedade
O distrito de Malema, considerado celeiro da província de Nampula, conta desde esta terça-feira (25), com um armazém destinado à “Cooperativa Okhaliherana” da comunidade de Nataleia, com capacidade para armazenar pelo menos 100 toneladas de cereais.
O empreendimento, construído pela Associação Moçambicana para Cooperativismo Moderno (AMPCM) em parceria com a organização não governamental Norges Vel, foi inaugurado numa cerimónia testemunhada pelas autoridades locais.
Falando no acto de inauguração, o Gestor Financeiro e representante da AMPCM, Mário José António, destacou a importância que o armazém vai trazer para os cooperativistas.
“Estas acções, não só possibilitam a melhoria das condições de armazenamento e aumento dos níveis de agregação de produtos agrícolas e o poder de negociação perante os compradores nas cooperativas, como também dinamizam o movimento cooperativo na província e no país em geral, colocando desse modo o nosso país no mapa mundial do cooperativismo” explicou o gestor.
Por outro lado, a fonte garantiu a disponibilidade da sua associação em continuar a apoiar os esforços das comunidades para aumentar a produtividade “aravés do cooperativismo, como a melhor alternativa para a produção e distribuição da riqueza”.
A Cooperativa Okhaliherana da comunidade de Nataleia, tem 45 membros dos quais 25 do sexo feminino.
Compartilhar