Sociedade
As chuvas que têm vindo a cair nos últimos dias na província de Maputo, podem precipitar o transbordo da bacia do Rio Umbelúzi, trazendo como uma das consequencias, o alagamento de campos de producao no distrito de Boane, um dos celeiros do sul do pais.
O risco de alagamentos naquela zona com alto potencial agrícola é avançado pela Administração Regional de Águas do Sul (ARA-SUL). A entidade, responsável pela gestão sustentável dos recursos hídricos, realça que os alagamentos irão afectar, principalmente, os drifts de Mafuiane e Mazambanine, na Bacia do Rio Umbelúzi.
A ARA-SUL lembra que, nas últimas 72 horas, as bacias dos rios Umbelúzi, Maputo e Incomati, registaram precipitação acima de 75mm, o que deixou o nível destes cursos de água, acima do alerta nas principais estações hidrométricas, causando inundações localizadas e interrupção na circulação rodoviária entre o Posto Administrativo de Catuane e a Localidade de Mabubuza.
Através de um comunicado, a ARA – SUL refere ainda que “de forma a criar capacidade de armazenamento e garantir a integridade das infra˗ estruturas, desde domingo último está a incrementar descargas na barragem dos Pequenos Libombos”.
Face a este cenário, a ARA-SUL apela aos utentes e a população do distrito de Boane, á observância de medidas de precaução evitando a travessia dos rios, bem como ao abandono das zonas baixas e acompanhamento da informação hidro˗climatológica disseminada pelas entidades competentes.
Compartilhar