Meio Ambiente
A capital moçambicana acolhe nesta quinta-feira (27), a primeira Reunião do Comité Técnico para a Operacionalização da Declaração de Maputo sobre a Gestão Sustentável e Integrada da Floresta de Miombo.
Segundo um comunicado de imprensa recebido na nossa redacção, o encontro, cuja sessão de abertura será dirigida pela Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emília Fumo, visa, dentre várias matérias, oficializar a estrutura de implementação da Declaração de Maputo e produzir um plano de acção conjunto, que vai orientar o trabalho e a colaboração entre os países nos próximos dois anos.
Participarão da reunião, Directores Nacionais de Florestas dos 11 países que adoptaram a Declaração de Miombo, para além de membros do Secretariado da SADC, Quadros dos Ministérios afins, Parceiros de cooperação e Membros da Rede do Miombo.
A Declaração de Miombo foi adoptada em Agosto de 2022 e estabelece a necessidade de união de esforços dos países da região Austral de África, para o incremento de acções de protecção e conservação da floresta de Miombo e desenvolvimento sócio-económico da região do Grande Zambeze.
Compartilhar