Crescem níveis de poluição nos países em desenvolvimento

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) alertou esta terça-feira para o aumento das emissões de gases poluentes num grande número de países em desenvolvimento.

Num novo relatório que avalia o progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), citado pela Lusa, a organização revela que de um total de 95 países inquiridos, 72 mostram um aumentaram das emissões nos últimos três anos, com destaque para 38 que apresentam um incremento acima de 10%.

O relatório indica, por outro lado, que os níveis de pobreza “mantiveram-se inalterados ou até aumentaram em 72 países” do universo avaliado, o que, para o PNUD, mostra que o tipo de crescimento económico que grande parte do mundo está a experimentar está longe do que as Nações Unidas propuseram em 2015 com a adopção dos ODS.

“O que descobrimos durante a pesquisa é que muitos países voltaram a uma trajectória de recuperação”, disse o administrador do PNUD, Achim Steiner, durante uma conferência de imprensa.

Perante as constatações, a organização propõe que as prioridades dos governos sejam alinhadas com combinações específicas dos ODS, como a construção de infra-estruturas sustentáveis ou a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

Um dos exemplos citados no relatório é o do Butão, onde a rápida urbanização do território levou as autoridades a concentrarem-se na construção de infra-estruturas sustentáveis como forma de fazer face aos riscos enfrentados pela população face às catástrofes naturais provocadas pela crise climática.