Search
Close this search box.

Meio Ambiente

Comunidades de Bobole capacitadas na prática da agricultura sintrópica

Mais de 30 camponeses que integram a Associação Kurhula, baseada na localidade de Bobole, distrito de Marracuene, na província de Maputo, beneficiaram, semana finda, de capacitação em matérias de maneio e prática da agricultura sintrópica, por forma a aliar a produção de alimentos e a conservação da natureza.

Segundo uma nota que tivemos acesso, a iniciativa faz parte de um projecto que visa preservar a Reserva Botânica de Bobole, onde parte da comunidade daquela localidade pratica actividades agrícolas de subsistência, o que resulta numa pressão e risco para o ecossistema naquela reserva.

De acordo com Elisângela Rassul, directora da Kosmoz, uma das organizações que implementa o projecto, a finalidade é que as comunidades “passem a adoptar sistema, não só como prática para a produção de alimentos, mas também, para a restauração do ecossistema” contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

A agricultura sintrópica é um sistema de cultivo agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.

Compartilhar