Search
Close this search box.

Economia

Baixo preço leva produtores de tabaco no Malawi a olharem para o mercado moçambicano

Produtores malawianos de tabaco ponderam comercializar a produção deste ano no mercado moçambicano, devido ao baixo preço aplicado pelo comprador local, indicam fontes citadas pela Rádio Moçambique.

De acordo com a Rádio Pública, a tabaco de primeira qualidade no Malawi está a ser comprado a 4.30 dólares o quilograma, valor que a associação dos produtores locais consideram insignificante, tendo em conta os custos de produção.

Com o arranque da campanha de comercialização prevista para iniciar dentro de duas semanas, os produtores dizem, segundo a RM, que não irão colocar o seu produto no mercado local e apontam Moçambique e Zâmbia, como destino preferido.

“Os produtores estão decididos em vender o seu tabaco na Zâmbia e Moçambique, países que oferecem melhores preços. A fumicultura não pode crescer aqui no país pois os preços de comercialização não compensam o investimento aplicado na aquisição de insumos agrícolas”, disse o presidente da Associação de Tabaco do Malawi, Abel Kalima Banda, citado pela RM.

Na presente época agrícola, o Malawi projecta uma produção de 128 mil toneladas, mais 43 toneladas do que na campanha passada.

Compartilhar

MENU